Amor

Amor
Eu não: quero é uma realidade inventada. Clarice Lispector

domingo, 3 de julho de 2011

E a emoção?


E a emoção? Quem pode entendê-la plenamente? Os generais ficam pequenos diante dela, os ditadores e os psicopatas são seus escravos. Escravos? Sim! Escravos do seu ódio, arrogância, insensibilidade.
Há muitos miseráveis no território da emoção andando em carros luxuosos, usando jóias caras, roupas de marca e saindo nas colunas sociais. Os verdadeiramente ricos fazem muito pouco, extraem prazer das coisas simples. Os ricos não são os que têm posses, mas os que alargam as fronteiras da sua emoção e tem autocontrole. Mas é possível ter autocontrole?
Não! Nenhum seu humano domina plenamente sua emoção. Desista de ser uma pessoa perfeitamente equilibrada. A energia emocional é sempre flutuante, mas não deve haver exagero.
Uma emoção doente é instável, mal-humorada, negativista, desprotegida, ansiosa. Qualquer problema a invadi e fere. Uma emoção saudável é estável, motivada, protegida, alegre, tranquila e capaz de superar os inevitáveis períodos de ansiedade.
O território dos pensamentos e da sua emoção é seu tesouro, se quiser viver dias felizes, cuide mais do que de seus bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário